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domingo, 5 de agosto de 2012

A FALHA GEOLÓGICA QUE ORIGINOU A CIDADE BAIXA

                   
Falhas Geológicas são fraturas nas quais se observa deslocamento relativo das paredes rochosas ao longo do Plano De Falha. Esse deslocamento pode ter apenas alguns milímetros ou alguns quilômetros. O deslocamento é chamado de rejeito da falha. Atitude de uma falha é a atitude do plano ao longo do qual se deu o deslocamento dos blocos, ou seja, o Plano De Falha. A atitude da falha é dada pela sua direção de uma linha horizontal situada no plano de falha, referida ao norte. Mergulho é o ângulo entre o plano de falha e um plano horizontal.

 O desnível existente entre a Cidade Alta e a Cidade baixa deve-se a uma grande Falha Geológica, que foi batizada Falha de Salvador, em homenagem á cidade onde essa feição ocorreu com maior destaque na borda da Bacia do Recôncavo.Olhando em direção ao Elevador Lacerda, observa-se ao fundo um paredão de rocha. Essa escarpa que une a Cidade Alta e a Cidade Baixa – incluindo toda a faixa esverdeada pela vegetação – define o Plano de Falha Geológica de Salvador.

A escarpa formada pelo plano da falha tem sido mencionada desde o século XIX pelos naturalistas Von Spix e Von Martius, que visitaram o Brasil entre 1817 e 1820. Anos mais tarde ela foi mencionada pelo geólogo canadense Charles F.Hartt (1840 – 1878). Na cidade de Salvador, esta falha originou o relevo em degrau, separando a Cidade Alta da Cidade Baixa. Para unir essas duas áreas geologicamente separadas, foram construídas diversas ladeiras como as da Montanha, da Preguiça, da Água Brusca, além de outras.
Mas tarde esse desnível passou a ser vencido através de diversas obras de engenharia. Assim, foram construídos o primitivo Guindaste dos Padres, mais tarde transformado no Plano Inclinado Gonçalves (1874), o “Parafuso do Lacerda”, inaugurado em 1873, hoje Elevador Lacerda, o Plano funicular do Pilar de 1889 e o Elevador do Taboão ou Balança, como era conhecida em 1896, além do Plano Inclinado Liberdade-Calçada de 1981. A vegetação, que ficou preserva pela dificuldade de construção numa região tão íngreme, denuncia a posição da Falha Geológica.
 O Plano Da Falha é atravessado pelo Túnel Américo Simas. Outra área onde a Falha de Salvador pode ser observada fica ao longo da Avenida Contorno: Os padrões de pedra são o próprio plano da folha. O deslocamento vertical entre os blocos é chamado “Rejeito” da falha. No caso da Falha De Salvador, esse rejeito é de cerca de 6.000 metros. Entretanto, o desnível entre as cidades Alta e Baixa no elevador Lacerda é de apenas 74 metros.